Nova adutora de água tratada da BRK em Santa Gertrudes já tem 52% de obras físicas concluídas

Nova adutora de água tratada da BRK em Santa Gertrudes já tem 52% de obras físicas concluídas

Notícias Jul 19, 2023

A implantação de uma nova adutora de água tratada de Santa Gertrudes já atingiu 52% de avanço na primeira quinzena do mês de julho, um mês após o início das obras. O investimento da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, tem como objetivo ampliar tanto a atual vazão de água, quanto a segurança operacional para o abastecimento de mais de 12 mil moradores de dez bairros atendidos pelo sistema.

Com 1,7 quilômetro de extensão total, a adutora Vigorelli vai interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade até o reservatório localizado no Residencial Indaiá, denominado Vigorelli. Do total, 744 metros de tubulação já foram implantados, assim como uma caixa de ventosa foi construída.

A ventosa é um dispositivo hidráulico que auxilia na equalização da pressão da água para garantir a distribuição em processos de retomada do abastecimento após manutenções, o que reduz o risco de eventuais rompimentos. Ao todo, serão quatro ventosas em toda a extensão da adutora.

Próximas etapas

Até o próximo dia 21, as obras realizadas pela extensão da rua 01, ficarão concentradas entre as avenidas 01 e 02, com um trecho de 40 metros de tubulação, e entre as avenidas 02 e 04, com mais 120 metros de rede. Entre os dias 24 e 28 serão realizadas intervenções em mais dois trechos, um de 80 metros entre as avenidas 04 e 06 e outro de 70 metros entre as avenidas 06 e 08.

As obras incluem, além da implantação da adutora, outros serviços como a construção de blocos de ancoragem, caixas de abrigo para as ventosas e de registros de descargas, além das interligações necessárias e a recomposição asfáltica de todos os trechos pelos quais a obra passa.

Durante a execução, os trechos de obras vêm sendo interditados e devidamente sinalizados para garantir a segurança de pedestres, motoristas e trabalhadores. A interdição das vias é feita preferencialmente de forma parcial durante a abertura de valas, conseguindo assim manter o fluxo de veículos, mesmo que de forma reduzida. As interdições totais são necessárias para as ações de pavimentação.

Uma adutora moderna e resistente

Moderna, a adutora Vigorelli está sendo construída com tubulação de PEAD (polietileno de alta densidade), um material mais resistente e de longa durabilidade, com 160 milímetros (mm) de diâmetro - a rede atual é de 100 mm.

O PEAD amplia a segurança operacional e permite aumentar a vazão de água tratada aos bairros da região atendida pelo sistema Vigorelli, composto pelos bairros Jardim Industrial; Jardins Indaiá 1, 2 e 3; Jardim Paineiras; Jardim Ipês; Jardim Paulista e Jardins Jequitibás 1, 2 e 3.

"As obras estão evoluindo em um ritmo muito bom, cumprindo o cronograma definido. Assim, esperamos entregar e colocar em operação a nova adutora Vigorelli o quanto antes, a fim de atender a população com uma vazão ainda maior de água tratada de qualidade e com a pressão ideal nas torneiras”, afirma Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes.

Acompanhe os avanços da adutora Vigorelli

Para acompanhar as ações da BRK e obter informações sobre as obras da adutora Vigorelli, é possível acessar o site da empresa, os perfis da concessionária nas redes sociais ou o folheto informativo dos serviços. Para solicitação de atendimento, a empresa disponibiliza o telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas. E ainda, WhatsApp pelo (11) 9 9988-0001, que opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.